> > APRESENTAÇÃO: Volvo Ocean Race – Lisboa 2012

APRESENTAÇÃO: Volvo Ocean Race – Lisboa 2012

Seis rápidos barcos veleiros monocasco sulcarão as águas do Tejo a partir do final de Maio, na continuação da mais dura competição mundial que atravessa quatro oceanos e faz dez escalas em cinco continentes durante 39 mil milhas náuticas de circum-navegação. É a maior aventura náutica e a prova desportiva mais extrema, oito duros e longos meses durante os quais os velejadores “dobram” dois dos cabos mais temidos do Mundo – na ponta sul dos continentes africano e americano -, enfrentam as mais temíveis tempestades e arriscam-se a perigosas investidas dos piratas da Somália.

O que é que tudo isto tem a ver com os automóveis? A prova que aqui se descreve é a famosa “Volvo Ocean Race”, a mais mediática em termos mundiais e que, pela primeira vez, aporta Lisboa e por cá ficará sediada de 31 de Maio a 10 de Junho de 2012.
No dia de Portugal, os seis Volvo Open classe 70 em fibra de carbono, com 21 metros de comprimento, erguem as imponentes velas perto da Torre de Belém e partem rumo à etapa final que termina a 7 de Julho no porto inglês de Galway, não sem antes contornarem a Ilha de S. Miguel, nos Açores.

Regatas no Tejo, ao vivo ou pela TV

Vindos de Miami, estes rapidíssimos monocascos irão, de 6 a 10 de Junho, efectuar regatas nas águas ribeirinhas do Tejo, entre a Doca de Pedrouços e o Terreiro do Paço. Os portugueses poderão apreciá-las ao vivo ou pela televisão, mas, quem se deslocar à capital, terá a rara oportunidade de um contacto mais directo com a dura realidade desta prova ou simplesmente entreter-se com as várias animações que serão proporcionadas no “Volvo Ocean Race Village”.

Simuladores com entrada gratuita e muito mais

Trata-se de um espaço com entrada gratuita, que ficará instalado na zona ribeirinha junto ao staff da regata. Aí, os visitantes terão ao dispor inúmeras animações e as mais variadas experiências interactivas: cinema 3D e um simulador mostrarão como é estar a bordo de um Volvo Open 70, em competição, enquanto navega em mar revolto. Outro simulador, disponibilizado pela Fundação Champalimaud, levará os utilizadores ao interior do corpo humano. O Village contará ainda com uma roda gigante e dois palcos onde decorrerão as cerimónias de entrega de prémios, concertos de grandes nomes da música e a actuação de DJs.
Finalmente, a 10 de Junho, a Volvo Ocean Race deixará Lisboa em apoteose, saudada por uma frota de despedida constituída por fragatas do Tejo, Barcos de Cruzeiro, veleiros privados e barcos rabelos.



Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Leave a Reply

direitos reservados:www.cockpitautomovel.com. Com tecnologia do Blogger.