APRESENTAÇÃO: Škoda CITIGO
É a estreia da marca checa no segmento dos pequenos compactos citadinos. Com elevados padrões de segurança, design atraente, económicos motores a gasolina e carroçarias de três ou cinco portas, o Citigo possui um comprimento de 3,56 metros. A comercialização na Europa está agendada para o início do Verão de 2012.
Apesar da sua pequena dimensão, oferece um amplo espaço interior, é ágil e económico. Com o Citigo, a ŠKODA alarga o seu público-alvo ao segmento dos compactos, numa altura em que cresce a procura de carros pequenos, com reduzidos consumos de combustível, de baixo preço e reduzidos custos de manutenção.
O design típico da marca checa está bem patente na parte dianteira, nomeadamente na grelha com uma moldura cromada e nos grupos ópticos.
Nisso difere dos mesmos automóveis comercializados com as marcas VW e Seat, todas do universo do mesmo grupo construtor alemão.
Com apenas 3,56 metros de comprimento, 1,65 metros de largura e 1,48 metros de altura, os principais grupos-alvo são os condutores jovens e famílias numa faixa etária jovial.
Capacidades e equipamento
Dependendo de cada mercado, o Citigo será oferecido até quatro níveis de equipamentos distintos: Easy, Active, Ambition e Elegance.
Seguindo o seu lema de "Cidade Inteligente”, o Citigo é o carro ideal para circular em percursos urbanos e em estrada. Oferece um espaço interior surpreendentemente generoso, beneficiado por uma distância entre eixos de 2,42 metros.
Com lotação para quatro passageiros, o volume da bagageira é de 251 litros, e pode atingir expressivos 951 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Além da disposição clara e precisa de toda a instrumentação e de apoios de cabeça dianteiros integrados nos respectivos bancos, o design interior inclui numerosos compartimentos de arrumação, suportes para copos e sistemas multimédia, bem como bolsas de arrumação nas partes laterais dos bancos dianteiros.
Um gancho de bolsa especial está integrado no mecanismo de abertura do porta-luvas, enquanto na parte central do tablier um suporte integra um monitor com variadas funções (navegação, comando do sistema áudio, telefone, etc). Na bagageira, uma grelha permite a melhor arrumação vertical e um conjunto de redes impede o deslizamento de pequenos objectos soltos.
Funcionalidade e segurança
O veículo dispõe de uma série de soluções para oferecer um conforto total. Na versão de três portas, o sistema de "easy entry" permite um fácil acesso aos bancos traseiros. Também o banco dianteiro do passageiro pode ser movido e dobrado para a frente para garantir um acesso ainda mais fácil e cómodo aos bancos traseiros.
Pela primeira vez, um veículo da ŠKODA possui airbags laterais dianteiros para uma eficaz protecção da zona da cabeça e do tórax do condutor e do passageiro da frente. Juntamente com uma série de outros itens, este sistema integra um pacote de segurança impressionante para este segmento. Além disso, a segurança activa é reforçada pelo “City Safe Drive", um novo sistema de assistência de travagem baseado num sensor laser que é activado automaticamente a uma velocidades abaixo de 30 km/h para identificar o perigo de uma eventual colisão.
Dependendo da velocidade e da situação do tráfego, esta solução automática de travagem pode impedir completamente uma colisão ou, pelo menos, reduzir a sua gravidade. O risco de colisão com o carro da frente é, portanto, reduzido de uma forma significativa em tráfego de cidade.
Juntamente com o Volkswagen up! e o Seat Mii, o Citigo é actualmente o único veículo deste segmento a oferecer esta funcionalidade de travagem de emergência.
Motores a Gás
Duas novas motorizações a gasolina de 3 cilindros e 1.0 litros de cilindrada irão estar disponíveis na fase de lançamento, com potências de 60 Cv (44 kW) e de 75 Cv (55 kW). Os motores e a transmissão foram projectados para oferecer a melhor economia de combustível. Por exemplo, a super-económica versão Green possui um consumo médio de 4,2 l/100 km e 4,3 l/100 km, respectivamente, com emissões de CO2 de 97 e de 99 g/km.
Já nas versões “normais” o consumo médio de combustível e as emissões de C02 continuam a exibir valores extremamente baixos: 4,5 l/100 km e 105 g/km no bloco menos potente e 4,7 l/100 km e 108 g/km na motorização mais musculada.
Apesar de se tratar de motorizações de 1.0 litros atingem um elevado binário máximo desde os baixos regimes de rotação. O motor 1.0 MPI é utilizado como plataforma para unidades com combustíveis alternativos, tais como o GNC (Gás Natural Comprimido) em que o valor de emissões C02 é a partir de 79 g/km.
A caixa manual de cinco velocidades está disponível a partir do lançamento, mas, algum tempo depois, disporá também de uma transmissão automática de cinco velocidades.
(texto elaborado com base em documento do Departamento de Comunicação da marca)
Apesar da sua pequena dimensão, oferece um amplo espaço interior, é ágil e económico. Com o Citigo, a ŠKODA alarga o seu público-alvo ao segmento dos compactos, numa altura em que cresce a procura de carros pequenos, com reduzidos consumos de combustível, de baixo preço e reduzidos custos de manutenção.
O design típico da marca checa está bem patente na parte dianteira, nomeadamente na grelha com uma moldura cromada e nos grupos ópticos.
Nisso difere dos mesmos automóveis comercializados com as marcas VW e Seat, todas do universo do mesmo grupo construtor alemão.
Com apenas 3,56 metros de comprimento, 1,65 metros de largura e 1,48 metros de altura, os principais grupos-alvo são os condutores jovens e famílias numa faixa etária jovial.
Capacidades e equipamento
Dependendo de cada mercado, o Citigo será oferecido até quatro níveis de equipamentos distintos: Easy, Active, Ambition e Elegance.
Seguindo o seu lema de "Cidade Inteligente”, o Citigo é o carro ideal para circular em percursos urbanos e em estrada. Oferece um espaço interior surpreendentemente generoso, beneficiado por uma distância entre eixos de 2,42 metros.
Com lotação para quatro passageiros, o volume da bagageira é de 251 litros, e pode atingir expressivos 951 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Além da disposição clara e precisa de toda a instrumentação e de apoios de cabeça dianteiros integrados nos respectivos bancos, o design interior inclui numerosos compartimentos de arrumação, suportes para copos e sistemas multimédia, bem como bolsas de arrumação nas partes laterais dos bancos dianteiros.
Um gancho de bolsa especial está integrado no mecanismo de abertura do porta-luvas, enquanto na parte central do tablier um suporte integra um monitor com variadas funções (navegação, comando do sistema áudio, telefone, etc). Na bagageira, uma grelha permite a melhor arrumação vertical e um conjunto de redes impede o deslizamento de pequenos objectos soltos.
Funcionalidade e segurança
O veículo dispõe de uma série de soluções para oferecer um conforto total. Na versão de três portas, o sistema de "easy entry" permite um fácil acesso aos bancos traseiros. Também o banco dianteiro do passageiro pode ser movido e dobrado para a frente para garantir um acesso ainda mais fácil e cómodo aos bancos traseiros.
Pela primeira vez, um veículo da ŠKODA possui airbags laterais dianteiros para uma eficaz protecção da zona da cabeça e do tórax do condutor e do passageiro da frente. Juntamente com uma série de outros itens, este sistema integra um pacote de segurança impressionante para este segmento. Além disso, a segurança activa é reforçada pelo “City Safe Drive", um novo sistema de assistência de travagem baseado num sensor laser que é activado automaticamente a uma velocidades abaixo de 30 km/h para identificar o perigo de uma eventual colisão.
Dependendo da velocidade e da situação do tráfego, esta solução automática de travagem pode impedir completamente uma colisão ou, pelo menos, reduzir a sua gravidade. O risco de colisão com o carro da frente é, portanto, reduzido de uma forma significativa em tráfego de cidade.
Juntamente com o Volkswagen up! e o Seat Mii, o Citigo é actualmente o único veículo deste segmento a oferecer esta funcionalidade de travagem de emergência.
Motores a Gás
Duas novas motorizações a gasolina de 3 cilindros e 1.0 litros de cilindrada irão estar disponíveis na fase de lançamento, com potências de 60 Cv (44 kW) e de 75 Cv (55 kW). Os motores e a transmissão foram projectados para oferecer a melhor economia de combustível. Por exemplo, a super-económica versão Green possui um consumo médio de 4,2 l/100 km e 4,3 l/100 km, respectivamente, com emissões de CO2 de 97 e de 99 g/km.
Já nas versões “normais” o consumo médio de combustível e as emissões de C02 continuam a exibir valores extremamente baixos: 4,5 l/100 km e 105 g/km no bloco menos potente e 4,7 l/100 km e 108 g/km na motorização mais musculada.
Apesar de se tratar de motorizações de 1.0 litros atingem um elevado binário máximo desde os baixos regimes de rotação. O motor 1.0 MPI é utilizado como plataforma para unidades com combustíveis alternativos, tais como o GNC (Gás Natural Comprimido) em que o valor de emissões C02 é a partir de 79 g/km.
A caixa manual de cinco velocidades está disponível a partir do lançamento, mas, algum tempo depois, disporá também de uma transmissão automática de cinco velocidades.
(texto elaborado com base em documento do Departamento de Comunicação da marca)