APRESENTAÇÃO: CITROËN C4 AIRCROSS
Combinando design e inovação tecnológica, o novo SUV compacto da marca francesa adapta-se ao estilo de vida contemporâneo, ao combinar a motricidade de um veículo de todo-o-terreno com o prazer de condução de uma berlina. Disponível em versões de duas e quatro rodas motrizes, em função da motorização, será comercializado a partir do final do primeiro semestre de 2012.
Com linhas musculadas de um veículo de todo-o-terreno, a frente do veículo é pontuada por aberturas aerodinâmicas horizontais que lhe acentuam o aspecto compacto. A forma do capot, visível a partir do assento do condutor, as cavas das rodas alargadas e as portas de reduzida dimensão reforçam a impressão de robustez.
Cada elemento foi desenvolvido de modo a combinar harmoniosamente estilo e eficiência. Na frente, as luzes de LED integram-se verticalmente nas saídas aerodinâmicas. Grandes jantes de 18 polegadas e um design sofisticado reforçam-lhe o estilo expressivo.
Motores
Existem ainda as motorizações HDi 150 (também disponível em duas ou quatro rodas motrizes com uma caixa de velocidades mecânica de seis relações) e um bloco a gasolina 1.6i de 115 CV (disponível apenas na versão de duas rodas motrizes e caixa de cinco velocidades).
Características e equipamento
Dimensões compactas: 4,34 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura. Maneabilidade de 10,6 m de diâmetro de viragem.
Volume da bagageira de 442 litros.
Conta com um grande tejadilho panorâmico vidrado. À noite, este tecto panorâmico é animado por guias de luz em LED integradas.
Elevado nível de equipamento: acesso ao interior e arranque em modo mãos-livres, sistema de navegação por GPS com ecrã táctil e câmara de segurança para as manobras traseiras, comando de selecção dos modos da transmissão, entrada USB e ligação Bluetooth para leitores de áudio portáteis.
Transmissão
Graças a um sistema de transmissão integral de última geração, o C4 AIRCROSS oferece uma óptima ligação à estrada sob quaisquer circunstâncias. Esta tecnologia permite a utilização em permanência das quatro rodas motrizes, proporcionando uma melhor repartição de binário entre as rodas dianteiras e traseiras.
O condutor dispõe de um comando, situado por detrás da alavanca de velocidades, que permite seleccionar manualmente um dos três modos de transmissão: duas rodas motrizes (2WD), quatro rodas motrizes (4WD), que distribui automaticamente o binário entre os eixos dianteiro e traseiro e o modo "LOCK", que aumenta o binário transmitido às rodas traseiras para proporcionar a máxima tracção em condições adversas.