> > APRESENTAÇÃO: Novo Citroën Berlingo “Multispace” - 7 lugares

APRESENTAÇÃO: Novo Citroën Berlingo “Multispace” - 7 lugares

Mais moderno e engenhoso, actualizou-se no estilo e no equipamento em perfeita coerência com a restante gama. Na sua categoria dá a resposta adequada às novas exigências e necessidades dos consumidores, numa evolução natural e adaptada aos novos padrões tecnológicos em matéria de segurança, conforto e condução. Confira a seguir mais detalhes sobre a grande novidade deste modelo: um habitáculo de 7 lugares.

O novo Berlingo Multispace (designação que recebem as versões de passageiros) modernizou-se e ganhou a expressividade que já ia faltando à anterior geração (ver AQUI). Uma nova grelha, maior e mais arrendondada, acolhe os novos «chevrons» da marca que se estendem até aos faróis. As ópticas mantêm a forma original mas terão uma nova distribuição de funções: os indicadores de mudança de direcção, por exemplo, ocupam agora um espaço lateral da óptica e são direccionados por segmentos azuis.
A parte inferior da grelha pode integrar um cruzamento de luz estático, ligado aos faróis de nevoeiro e novas luzes de LED para luminosidade diurna. Algumas versões estão dotadas de uma animação colorida Noir Onyx, chamada Black Pack, que personaliza a parte superior da grelha dianteira, os retrovisores exteriores, as protecções laterais e a cobertura da placa de matrícula posterior.

Ganhos aerodinâmicos

De perfil há que contar com um novo design dos espelhos exteriores. Mais aerodinâmicos permitem diminuir ainda mais o consumo de combustível. Novas coberturas de rodas «Airflow» (dependendo da versão) contribuem igualmente para o objectivo da redução de consumos e emissões. O terceiro nível de acabamento recebe um monograma «EXCLUSIVE» nos vidros laterais.
Na traseira a identificação é imediata com a aparição de um monograma «MULTISPACE» que enfatiza o «BERLINGO». Tal como a frente aposta na actualização do logótipo da Marca e nas versões equipadas com uma porta de bagageira as ópticas têm um tratamento fumado.

Sete lugares e mais equipamento

No interior, as variações de cores e materiais utilizados foram revistos, tal como a funcionalidade, de forma a maximizar a utilidade do espaço. A novidade é uma lotação até sete lugares, que podem ser independentes. Incluindo os da segunda fila, ao contrário dos seus principais concorrentes que oferecem um banco único ou assimétrico.
A generosa altura interior permite a implementação do Modutop®, inspirada no mundo da aviação. O sistema associa tejadilhos vidrados às múltiplas zonas de arrumação, um compartimento de duplo acesso e ainda ventilação e iluminação individuais. O compartimento traseiro integrado no Modutop® é acessível graças a uma janela de abertura pelo exterior, facilitando as operações de carga.
Está disponível em quatro níveis de equipamento: «ATTRACTION», «CONFORT» , «EXCLUSIVE» e «XTR», este último destinado a famílias mais aventureiras, já que contempla suspensão rebaixada em 10 mm, placa de protecção sob o motor e “pack” específico da carroçaria para as embaladeiras e pára-choques.

Maior eficiência mecânica

O novo Berlingo Multispace propõe uma gama vitaminada em termos de prestações dinâmicas e no pleno respeito pelo ambiente. Optando pela tecnologia micro-híbrida e-HDi, acoplada a uma caixa de velocidades pilotada de seis relações, as emissões de CO2 estão, neste caso, limitadas a 125g/km. E além dos naturais benefícios ecológicos, existe uma verdadeira vantagem ergonómica aliada a este grupo motopropulsor: a total ausência de uma alavanca de velocidades no habitáculo liberta completamente o espaço entre o condutor e o passageiro, sendo que a selecção das mudanças é feita através de um selector no painel de instrumentos.
Na versão de cinco lugares, os motores HDi 75 e HDi 90 beneficiam de uma redução das emissões de CO2 dos anteriores 139 g/km para 135 g/km. Este ganho deve-se sobretudo às melhorias aerodinâmicas.
Quanto à motorização “HDi 110” passa para “HDi 115”, proporcionando um desempenho ainda mais dinâmico.

Versão comercial

Igualmente actualizando em termos de estilo, a versão de carhga do renovado Berlingo permite um volume máximo de carga de 4,1 m3. Portas laterais deslizantes ou traseiras assimétricas (60/40), com abertura a 180°, garantem bons acessos, facilitando o transporte padronizado de duas ”europaletes”. Para se adaptar às necessidades dos profissionais, disponibiliza, em opção, acabamentos completos em madeira (piso, cavas das roda, protecção dos flancos…) e várias soluções de fixação. Para uma melhor ergonomia, disponibiliza também uma cabine ‘EXTENSO’ de três lugares, com os assentos dos passageiros rebatíveis. Estará disponível numa versão a gasolina de 95 cv e 3 diesel, incluindo a dotada com a tecnologia micro-híbrida da Citroën.
Desde a sua criação em 1996, já se comercializaram perto de 1,4 milhões de exemplares na sua versão de veículo particular, sendo que o Citroën Berlingo ocupa constantemente os dois primeiros lugares da sua categoria na Europa.

(Elaborado com base em documento distribuído pelo Departamento de Comunicação da marca)

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Leave a Reply

direitos reservados:www.cockpitautomovel.com. Com tecnologia do Blogger.