APRESENTAÇÃO: Renault Twingo (MY 2012)
Mal amado pelos portugueses na anterior geração, o Twingo renova-se e quer ser mais atraente e mais jovem. Serão estes ingredientes suficientes para o tornar mais apelativo aos olhos dos consumidores nacionais? Com comercialização prevista para o início de 2012, é o primeiro modelo a apresentar a nova identidade de design da marca francesa. Confira a seguir estas e outras novidades de um nome que, em 1993, revolucionou a indústria automóvel com ousadia, irreverência e capacidade (re)criativa.
O novo Renault Twingo deseja ser automóvel acessível mas com carácter, capaz de aliar economia a dinamismo e, apesar de compacto, corresponder às necessidades de espaço interior.
Quando, há 18 anos, surgiu o primeiro Twingo, não restam dúvidas de que correspondia a muitos dos itens anteriores. Irreverente por fora, com cores ousadas e uma gestão de espaço interior capaz de surpreender, esse modelo teve que vencer a estranheza inicial de muitos consumidores que lhe achavam as formas demasiado estranhas.
Mas conquistou muitos outros e essa primeira geração certamente merece fazer parte da indústria automóvel pela sua irreverência, mas igualmente por ter aberto caminho (e mercado) a muitos outros modelos das mais diversas marcas.
Confesso que no tempo presente considero difícil o futuro Twingo possa vir a produzir o mesmo efeito,
Este Twingo é Meu!
Apostando na capacidade de personalização, o futuro Twingo apresenta exteriormente a nova identidade de design da marca, ao integrar elementos de estilo que definem visualmente os Renault do futuro.
Na dianteira, cresceu o losango Renault e o carácter dinâmico é reforçado pelos faróis de nevoeiro e por luzes de presença redondas, colocadas em posição elevada na dianteira.
Novas cores, as originais Fuschia e Azul Bermudas, acrescentam um toque de jovialidade e originalidade ao Novo Twingo.
Na traseira, novos faróis na porta traseira aumentarem a funcionalidade e dão coerência ao design, enquanto o pára-choques arredondado torna as linhas ainda mais fluidas.
A Renault propõe uma nova colecção de cinco decorações para o tejadilho, que se juntam às 10 já disponíveis. Colocada em fábrica, cada uma apresenta uma personalidade específica e sedutora.
A possibilidade de personalização cresce através da escolha de uma cor diferente para os espelhos retrovisores exteriores e os frisos laterais. Esta oferta de personalização é acompanhada por um sistema de configuração lúdico online. A Renault transforma a personalização em algo com perfeito alcance por todos, por um preço atractivo.
Interior modular e contrastante
Um “jogo” contrastante de cores e de materiais dá personalidade ao interior. As saídas de ar laterais são propostas com nuances diferentes (Preto Brilhantes, Azul Majorelle, Verde Anis, Cinzento Metalizado).
Sempre com o objectivo de propor a maximização do espaço interior a partir de uma estrutura exteriormente compacta, o novo Twingo mantém a modularidade do habitáculo: dois bancos traseiros independentes, que correm sobre calhas, fazem variar a capacidade da mala entre os 230 e 959 dm3. Vários arrumos e soluções astuciosas disponíveis como acessórios, complementam a oferta.
A par disso, oferece um conjunto de equipamentos multimédia pouco comuns no segmento (ver mais adiante) e será comercializado com uma completa e diversificada gama de motores, de modo a satisfazer tanto os desejos emocionais, como os mais racionais.
Motores
Os motores do Twingo de 2012 são:
A gasolina: 1.2 TCe com 100 CV e binário de 155 Nm
1.2 16V de 75 cv
A diesel 1.5 dCi com 85 cv
Todos beneficiam de novas soluções tecnológicas que permitem baixar consumos e as emissões de poluentes. O novo Twingo irá atingir, em 2012, níveis de emissões de CO2 de referência: 85g de CO2/km para o dCi 85 e 102g para o 1.2 16v 75 cv a gasolina.
Multimédia
Todos os rádios do novo Twingo estão todos equipados, de série, com as funções Bluetooth® e audio streaming via USB que permitem, facilmente, difundir a música a partir de um leitor mp3, telefone ou pen.
Como acessório, este rádio pode transformar-se numa ligação para iPhone e iPod Touch da última geração, permitindo assim, também, a navegação GPS graças a uma aplicação desenvolvida pela Renault, que através da comunicação por Bluetooth® com o veículo, analisa em tempo real a “eco-condução” do condutor, para lhe fornecer conselhos em termos de consumos.
Twingo R.S.
Uma das versões mais apetecíveis é certamente esta revelada, em estreia mundial, no Salão Automóvel de Frankfurt.
Com a assinatura F1 na zona dianteira, traço estilístico a partir de agora transversal à gama Renault Sport para assinalar o sucesso na Fórmula 1, o Twingo R.S. adopta cavas das rodas traseiras com novos extractores de ar. Estes exprimem o carácter desportivo do modelo e enquadram as novas jantes de 16 polegadas, vincadamente Renault Sport.
No interior, os pontos de costura amarelos são visíveis no volante, bancos e tapetes. A consola central, o mostrador do conta-rotações e as saídas de ar laterais recebem um novo acabamento em Preto Brilhante.
A opção RS Monitor (sistema de telemetria fixa), conhecida do Mégane RS, passa a estar disponível como opção no novo Twingo R.S..
O novo Renault Twingo deseja ser automóvel acessível mas com carácter, capaz de aliar economia a dinamismo e, apesar de compacto, corresponder às necessidades de espaço interior.
Quando, há 18 anos, surgiu o primeiro Twingo, não restam dúvidas de que correspondia a muitos dos itens anteriores. Irreverente por fora, com cores ousadas e uma gestão de espaço interior capaz de surpreender, esse modelo teve que vencer a estranheza inicial de muitos consumidores que lhe achavam as formas demasiado estranhas.
Mas conquistou muitos outros e essa primeira geração certamente merece fazer parte da indústria automóvel pela sua irreverência, mas igualmente por ter aberto caminho (e mercado) a muitos outros modelos das mais diversas marcas.
Confesso que no tempo presente considero difícil o futuro Twingo possa vir a produzir o mesmo efeito,
Este Twingo é Meu!
Apostando na capacidade de personalização, o futuro Twingo apresenta exteriormente a nova identidade de design da marca, ao integrar elementos de estilo que definem visualmente os Renault do futuro.
Na dianteira, cresceu o losango Renault e o carácter dinâmico é reforçado pelos faróis de nevoeiro e por luzes de presença redondas, colocadas em posição elevada na dianteira.
Novas cores, as originais Fuschia e Azul Bermudas, acrescentam um toque de jovialidade e originalidade ao Novo Twingo.
Na traseira, novos faróis na porta traseira aumentarem a funcionalidade e dão coerência ao design, enquanto o pára-choques arredondado torna as linhas ainda mais fluidas.
A Renault propõe uma nova colecção de cinco decorações para o tejadilho, que se juntam às 10 já disponíveis. Colocada em fábrica, cada uma apresenta uma personalidade específica e sedutora.
A possibilidade de personalização cresce através da escolha de uma cor diferente para os espelhos retrovisores exteriores e os frisos laterais. Esta oferta de personalização é acompanhada por um sistema de configuração lúdico online. A Renault transforma a personalização em algo com perfeito alcance por todos, por um preço atractivo.
Interior modular e contrastante
Um “jogo” contrastante de cores e de materiais dá personalidade ao interior. As saídas de ar laterais são propostas com nuances diferentes (Preto Brilhantes, Azul Majorelle, Verde Anis, Cinzento Metalizado).
Sempre com o objectivo de propor a maximização do espaço interior a partir de uma estrutura exteriormente compacta, o novo Twingo mantém a modularidade do habitáculo: dois bancos traseiros independentes, que correm sobre calhas, fazem variar a capacidade da mala entre os 230 e 959 dm3. Vários arrumos e soluções astuciosas disponíveis como acessórios, complementam a oferta.
A par disso, oferece um conjunto de equipamentos multimédia pouco comuns no segmento (ver mais adiante) e será comercializado com uma completa e diversificada gama de motores, de modo a satisfazer tanto os desejos emocionais, como os mais racionais.
Motores
Os motores do Twingo de 2012 são:
A gasolina: 1.2 TCe com 100 CV e binário de 155 Nm
1.2 16V de 75 cv
A diesel 1.5 dCi com 85 cv
Todos beneficiam de novas soluções tecnológicas que permitem baixar consumos e as emissões de poluentes. O novo Twingo irá atingir, em 2012, níveis de emissões de CO2 de referência: 85g de CO2/km para o dCi 85 e 102g para o 1.2 16v 75 cv a gasolina.
Multimédia
Todos os rádios do novo Twingo estão todos equipados, de série, com as funções Bluetooth® e audio streaming via USB que permitem, facilmente, difundir a música a partir de um leitor mp3, telefone ou pen.
Como acessório, este rádio pode transformar-se numa ligação para iPhone e iPod Touch da última geração, permitindo assim, também, a navegação GPS graças a uma aplicação desenvolvida pela Renault, que através da comunicação por Bluetooth® com o veículo, analisa em tempo real a “eco-condução” do condutor, para lhe fornecer conselhos em termos de consumos.
Twingo R.S.
Uma das versões mais apetecíveis é certamente esta revelada, em estreia mundial, no Salão Automóvel de Frankfurt.
Com a assinatura F1 na zona dianteira, traço estilístico a partir de agora transversal à gama Renault Sport para assinalar o sucesso na Fórmula 1, o Twingo R.S. adopta cavas das rodas traseiras com novos extractores de ar. Estes exprimem o carácter desportivo do modelo e enquadram as novas jantes de 16 polegadas, vincadamente Renault Sport.
No interior, os pontos de costura amarelos são visíveis no volante, bancos e tapetes. A consola central, o mostrador do conta-rotações e as saídas de ar laterais recebem um novo acabamento em Preto Brilhante.
A opção RS Monitor (sistema de telemetria fixa), conhecida do Mégane RS, passa a estar disponível como opção no novo Twingo R.S..