Os carros de Monsieur Président
Características técnicas e mecânicas conferem ao Citroën DS5
Hybrid4 o privilégio merecido de ser embaixador da capacidade inventiva e
tecnológica da indústria automóvel francesa.
Não admira, portanto, que François Hollande o tivesse escolhido para
descer os Champs-Elysées, em Paris, após a tomada de posse como novo Presidente
da República Francesa.
Com
o Arco do Triunfo em fundo, Holland agradeceu à multidão que o saudava ao longo
do percurso até à sede do governo. Ia a bordo de uma versão adaptada “à medida”
para a ocasião, já que, de origem, o Citroën DS5 não
dispõe de tecto de abrir.
Sarkozy,
que cede o lugar no Eliseu a Hollande, era adepto da Peugeot. Ao contrário do
vanguardista DS5, o Peugeot 607, utilizado por Nicolas para fazer o mesmo
percurso em 2007, dispunha de um motor V6 a gasolina. Sendo assim, o 607
Paladine jamais conseguirá ser tão poupado como o DS5 Hybrid4 consegue ser, já
que o carro da Citroën alia um motor a gasóleo a um outro eléctrico acoplado às
rodas traseiras.
Uma marca de sorte?
Além
de um eventual propósito ecologista, a intenção de Hollande foi a de transmitir
uma imagem de modernidade e mudança, a mesma que pretende para a sua governação.
Fica por saber se ela é dirigida ao seu vizinho e, até agora, parceiro do Eixo
– triste designação para um entendimento entre dois países que estiveram em
campos opostos na última guerra… - se à restante Europa, ansiosa por uma
alteração do rumo imposto pelo eixo franco-alemão.
Os
gostos do carismático Presidente Francês Charles de Gaulle, símbolo da
resistência francesa ao nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, foram também sempre
para um modelo igualmente revolucionário da marca do “deux chevron”: o CitroënDS19, entre nós vulgarmente conhecido como “boca de sapo”.
Entre
outras coisas, certamente, como muitos outros condutores e passageiros, o
general De Gaulle terá apreciado a suspensão inovadora de que dispunha o DS e
que foi responsável pela aura de conforto e segurança deste modelo.
Indefectível
apaixonado do DS, que utilizaria ao longo de todo o seu mandato, foi a bordo de
um deles que De Gaulle escapou incólume do atentado do Petit Clamart, em 1962.
Curiosamente,
no mesmo dia em que foi empossado, Holland escapou de um acidente aéreo quando
o avião em que seguia para a Alemanha foi atingido por raio.
A
escolha de presidentes anteriores
Talvez
porque, em diversas fases da sua história, a marca do duplo “V” invertido foi capaz
de conceber diversos carros ousados e vistosos à época, coube-lhe a honra de
ser uma das marcas mais utilizadas pelos presidentes franceses.
Nas
mais variadas ocasiões, ao serviço dos anteriores inquilinos do Eliseu
estiveram um mais clássico e conservador Citroën C6 e um espampanante mas
presidenciável Citroën SM, desenhado em conjunto com a Maserati. Este último carro,
vastamente utilizado aquando da visita a França de governantes estrangeiros,
seria partilhado por Jacques Chirac e pelo seu antecessor Georges Pompidou.
Além
do Peugeot 607 de Sarkozy, carros de outras marcas franceses ocuparam as
garagens da residência oficial do presidente da República Francesa. Nos tempos
mais recentes o anterior presidente foi bastante fiel ao Renault Vel Satis. Mas,
da marca do losango, também por lá se viram Renault 25 e 30. Giscard d'Estaing dividiu
com François Mitterrand um Peugeot 604 e, com o mesmo símbolo do leão estampado
na grelha, um 508 continua ao serviço da República Francesa.Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?