APRESENTAÇÃO: Kia Ceed (MY 2012)
Três anos depois da última renovação, a marca coreana
apresta-se a substituir o seu modelo mais popular apresentado em 2007. O Ceed
foi grande impulsionador das vendas e responsável pelo incremento da imagem da
marca, sendo em Portugal bastante popular nas versões carrinha e coupé de três
portas. Estreado em 2012 no Salão de Genebra, o novo Ceed é mais um modelo
asiático concebido e construído no continente europeu, que vai ao encontro dos
gostos dos consumidores ocidentais. Saiba a seguir mais sobre o carro que este
verão chega a Portugal.
Com um traço dinâmico e sedutor, é ligeiramente mais
baixo do que o seu antecessor, sendo evidente a aproximação à nova
identificação inaugurada com o Kia Rio. Isso reforça a imagem mais desportiva
que apresenta, prometendo maior sofisticação e uma experiência de condução mais
envolvente.
Com este novo Ceed, o sucesso que o Rio tem granjeado e com
a renovação de outras gamas que deverão ocorrer em breve, como a do Sorento, o
fabricante espera consolidar-se como uma das principais marcas de automóveis na
Europa.
Lançado em 2007, o Ceed original foi um marco numa
estratégia de mudança de imagem da Kia. Projectado, desenvolvido e construído
na Europa, foi o primeiro modelo da Kia a assumir o desejo de afrontar a
posição de modelos com forte representatividade no Velho Continente. Os elogios
da informação especializada e a aceitação d público demonstraram a validade e a
razão dessa aposta, tornando-o num veículo verdadeiramente competitivo em
termos de vendas.
Forma
e dimensões
Não há maneira de esconder que o Kia Ceed de 2012
partilha muitas características técnicas e mecânicas com o seu primo Hyundai
i30 (ver AQUI o texto de apresentação deste modelo). Tal como a anterior geração, serão construídos na mesma fábrica
e irão concorrer com a mesma mecânica e níveis semelhantes de equipamento,
variando, naturalmente, consoante o mercado e o importador.
O novo Ceed é mais longo e mais baixo que o seu
antecessor, com mais 5 cm no comprimento (4.310 milímetros) e menos 1 cm na altura
(1.470 milímetros).
Baseado numa plataforma completamente nova, a distância
entre eixos é de 2.650 mm, sendo, por isso, uma das maiores do segmento C.
A aparência mais atlética é reforçada por vias mais larga,
apesar da largura da carroçaria ter ficado 1 cm mais estreita. Mas os eixos dianteiro
e traseiro foram aumentados em cerca de 17 mm e 32 mm, respectivamente. O
impacto desportivo é ainda incrementado pelo ligeiro rebaixamento do centro de
gravidade, resultando numa aproximação ao solo, e pela disponibilidade de
jantes de 17 ou 18 polegadas.
A silhueta mais "em cunha" do exterior ganhou elegância e aerodinamismo com o
ângulo mais inclinado do pára-brisas e com a eficácia de um spoiler traseiro, colaborando
para a redução do consumo e do ruído da cabine.
Motores
A preocupação primária foi conceber um conjunto eficaz na
redução de consumos e emissões, sem sacrificar a resposta dinâmica do novo
Ceed. Motores actualizados e várias pequenas alterações importantes, contribuíram
para tal, resultando numa melhoria da média de consumo de combustível da ordem
dos 4 por cento em toda a gama.
Consoante o mercado, será disponibilizada uma vasta gama
de motores com potências compreendidas entre 90 e 135 cv.
Existem dois motores a gasolina - 1,4 MPI e 1.6 GDI 1,6 com
100 e 135 cv, respectivamente - e dois motores diesel - um VVGT 1.4 com 90 cv e
1.6 VGT com 110 ou 128 ps.
Alguns mercados europeus conhecerão também uma versão 1.6
MPI a gasolina com 130 cv.
Apesar da presença de um motor a gasóleo 1.4, a versão mais
equilibrada para a gama continuará a ser, certamente, a equipada com a unidade de
1,6 litros com turbo de geometria variável. Gerando 128 cv e 260 Nm de binário,
este motor tem à escolha uma caixa manual de seis velocidades ou transmissão
automática com dupla embraiagem para uma maior suavidade na troca de velocidade.
A capacidade de resposta desta versão permite ao Ceed cumprir os tradicionais 0
aos 100 km/h em menos de 11 segundos, com um consumo combinado de apenas 4,1
l/100 km.
Versão “ISG” com tecnologias de redução de consumo baixam
este valor para 3,7 l/100 km e emissões de CO2 a partir de apenas 97 g/km.
No que toca às versões a gasolina, o mais potente e
desportivo 1.6 possui injecção directa para maximizar a potência (135 cv) e o
binário (165 Nm), minimizando, em simultâneo, o consumo de combustível e as
emissões. Este motor permite acelerar até aos 100 km/h em 9,9 segundos, com um
consumo médio de 5,8 l, ou 5,2 l na versão ISG.
Tecnologia
Tal como acontece com outros modelos da Kia na Europa, o
novo Ceed disporá de tecnologia redutora de consumos, como forma de optimizar a
eficiência e diminuir as emissões. A tecnologia estará disponível para os motores
a gasóleo e a gasolina com transmissão manual e inclui ISG (Start/Stop), pneus
de baixa resistência ao rolamento e um sistema de gestão do alternador (AMS).
A condução ficou ainda mais suave e com melhor
comportamento graças à nova direcção hidráulica variável, aos melhoramentos
efectuados ao nível da suspensão – para uma maior estabilidade e aderência à
estrada – e com o aumento da rigidez torcional da nova carroçaria: o novo ceed é
45 por cento mais rijo que o que o modelo original, permitindo aos engenheiros
da Kia introduzirem inúmeras pequenas mudanças que influenciam o desempenho e a
impressão de qualidade deste novo modelo.
O novo sistema de direcção eléctrica permite um diâmetro de
viragem de 10,34 metros, mas alguns modelos poderão dispor do “Flex all-new
Steer ™” para aumentar a dinâmica da condução. Este sistema apresenta três
modos de operação - conforto, normal e desportivo - permitindo ao condutor
variar o nível de assistência da direcção em função da aderência e do tipo de
andamento.
Habitabilidade e conforto
O habitáculo mais refinado e confortável beneficia das
melhorias aerodinâmicas, da maior rigidez da carroçaria mas também de pormenores
menos perceptíveis: vidros mais espessos, aerodinamismo dos retrovisores exteriores,
novos suportes do motor, vedações revistas e aumento de material isolante no
interior dos pilares.
O aumento da distância beneficiou naturalmente a
habitabilidade, com os ocupantes dos bancos dianteiros a disporem de mais 12
milímetros de altura e 21 mm de espaço para as pernas. Atrás os ganhos não são
tão evidentes, excepção feita à capacidade da mala que, na versão de 5 portas,
passou a ser de 380 litros.
Os modelos da Kia sempre se distinguiram pela aposta nas
novas tecnologias. Não é, por isso, de estranhar que, a par do incremento da
qualidade dos materiais, surjam itens como entradas e comandos para iPod ou
sistemas auxiliares de som, porta USB e um sistema de áudio com seis
alto-falantes. E, claro, equipamento de navegação e um multifuncional computador
de bordo.
Além de desportivos, a conjugação de tons, iluminação led
e revestimentos do interior do novo Ceed conferem-lhe um ambiente quase luxuoso.
Mais ainda em versões que disponham de painel TFT com alta definição,
climatizador “dual-zone”, assento do condutor com memória ou tejadilho panorâmico
em vidro.
Equipamento e segurança
Naturalmente que no exterior do novo Kia Ceed brilhará uma
nova iluminação diurna em LED e, consoante a versão, faróis direccionáveis e
com comutação automática entre máximos e médios para uma melhor visão nocturna.
Poderá ainda dispor de assistência ao estacionamento,
combinando uma série de sensores com o controlo automático da direcção para
facilitar as manobras de parqueamento lateral. Ao condutor bastará comandar a
caixa de velocidades e os pedais.
À procura da classificação máxima nos testes de segurança
EuroNCAP, o novo modelo não descura acessórios como o ESP (Programa electrónico
de estabilidade), ABS, BAS (Assistência a travagens de emergência), HAC (assistência
à condução em percursos bastante inclinados para evitar que o carro descaia),
VSM (controlo da estabilidade em estrada) e ESS (sinalização de travagem de emergência,
que acciona automaticamente os piscas nessa situação).
Em termos de segurança passiva, além dos reforços da
carroçaria, a protecção dos ocupantes é assegurada com seis airbags de série -
frontais, laterais dianteiros e de cortina de comprimento total – e, a dos peões,
melhorada com a adopção de faróis retracteis, pára-choques mais baixo e estruturas
de absorção de choque no capot.Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?