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APRESENTAÇÃO: Suzuki Swift Sport 1.6 VVT/136 cv

É o mais desportivo da gama Swift, ou não contasse com 136 cavalos para animarem uma carroçaria compacta, equilibrada a preceito e com excelente maneabilidade. Apesar das elevadas prestações, o motor a gasolina 1.6 promete consumos comedidos, de apenas 6,4 l por cada 100 km e emissões de CO2 de 147 g/km. Assim é o Swift Sport, já disponível por 20.800 euros, em exclusivo na carroçaria de 3 portas e com amplo equipamento de série.
Resumidamente, o novo Suzuki Swift Sport, disponível somente no “3 portas”, viu a carroçaria crescer 12 centímetros no comprimento, alargou as vias dianteira e traseira e ganhou meio centímetro na distância entre eixos. Uma frente mais vincada, a grelha de maiores dimensões, as jantes exclusivas de 17 polegadas, um “spoiler” e saias laterais reforçam a imagem desportiva do exterior, aparência que, no interior, é vincada pelos bancos desportivos, pedais em aço inoxidável e volante multifunções de três raios e forrado a pele.
Mecanicamente ganhou 11 cavalos, reforçou o binário, obteve nova caixa manual de seis velocidades e diminui em mais de meio litro o consumo médio.
Mas vamos aos pormenores:

Design exterior

Dominada por uma grelha de maiores dimensões, na secção dianteira ressalta a inserção dos faróis de nevoeiro e das ópticas HID nos flancos. Pilares A e B pintados de negro, exclusivas jantes de liga leve com pneus 195/45 R17, um marcante “spoiler” traseiro e saias laterais que ajudam a diminuir a sua altura ao solo, reforçam-lhe a desejada imagem desportiva. E isso completa-se com o novo desenho cilíndrico das ópticas traseiras, com as duas ponteiras de escape e o difusor metálico a acrescentarem uma certa agressividade atlética.

Design Interior

Menos significativas foram as alterações interiores, embora os bancos desportivos e os pedais em alumínio cheguem para distinguir a versão.
Os bancos dianteiros, mais arredondados e confortáveis, integram almofadas de assento e encostos com apoio nos flancos, envolvendo o piloto e mantendo-o seguro em curva. As costuras em vermelho nos bancos, no volante e no topo da alavanca da caixa intensificam a sensação desportiva, acompanhando o aspecto estilizados dos mostradores da instrumentação, com aros metalizados de maior dimensão.
Um “display” informativo complementa os manómetros do nível de combustível e da temperatura da água.
O volante de três raios é ajustável em altura e inclinação.

Dimensões

O comprimento de 3,89 metros denuncia 12 centímetros a mais do que o seu antecessor, sendo ainda quatro centímetros maior do que os derivativos convencionais da gama Swift. Isso deve-se sobretudo devido às diferentes configurações dos pára-choques dianteiro e traseiro, conservando, ainda assim, a estrutura compacta, maleável e ágil que lhe permite fôlego até mesmo nas estreitas ruas de uma qualquer cidade.
Com uma largura de 1.695 milímetros e uma altura de 1.510 milímetros, as vias mais largas e a distância entre eixos curta acentuam o prazer e a eficácia da sua condução.
Existiram naturais preocupações em melhorar e tornar mais seguro o seu desempenho, reforçando a rigidez da suspensão, aumentando o diâmetro dos rolamentos das rodas e aumentando a resistência dos braços de suspensão traseira, especialmente concebida para o efeito.

Motor/Transmissão

A intenção de aumentar a potência e, simultaneamente, reduzir os consumos, levou a alterações na admissão de combustível e na escolha de uma nova caixa de seis velocidades.
Assim, o mesmo motor de 1,6 litros, a gasolina, da geração anterior, viu a potência crescer 11 cv para os 136 cv e o binário aumentar dos anteriores 148 Nm para 160 Nm.
Esse aumento de desempenho foi obtido, principalmente, através da melhoria do processo de carga dos cilindros, da eficiência da admissão e escape e da maior elevação das válvulas. O comando de válvulas variável na admissão e um colector de admissão variável garantem também um fluxo de ar melhorado.
Os consumos viram-se reduzidos dos 7,0 para os 6,4 l/100km, enquanto as emissões de CO2 são agora 147 g/km.
Por fim, uma cura de “emagrecimento” tornou-o 15 kg mais leve do que o seu antecessor, apesar do lote de equipamento disponível. É um dos automóveis mais leves do seu segmento.

Equipamento

Fazem parte do equipamento de série do Swift Sport os sete airbags (incluindo o airbag de cortina e airbag de joelho para o condutor), o Programa Electrónico de Estabilidade (ESP®) e ABS com distribuição electrónica da força de travagem (EBD), assistência à travagem e duas fixações ISOFIX no banco traseiro.
Integra também várias soluções de conforto: bancos desportivos exclusivos, pedais em aço inoxidável, vidros eléctricos, volante em couro, controlo automático da climatização, “cruise control” e um sistema áudio com rádio CD, entrada USB e “kit” mãos-livres Bluetooth®, para além de comandos no volante.
Adicionalmente, o Sport Swift tem, de série, faróis com projectores HID regulação em altura automática e sistema de lavagem de faróis, sensor de luminosidade, faróis de nevoeiro, retrovisores exteriores rebatíveis com regulação eléctrica e aquecimento, jantes de liga leve de 17 polegadas e um escape desportivo com dupla saída de escape, além do “spoiler” montado no tejadilho, na cor da carroçaria.


(elaborado com base em documento distribuído pelo Departamento de Comunicação da marca)

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