APRESENTAÇÃO: Toyota Yaris Hybrid
Precursora na concepção de modelos híbridos, a japonesa Toyota dotou o pequeno Yaris dessa tecnologia, associando ao motor 1.5 a gasolina uma unidade eléctrica capaz de o movimentar sozinho. Na associação dos dois motores debita 100 cv e tem um consumo médio de 3,5 l/100km, garantindo-lhe emissões de apenas 79 g/km. O Honda Jazz Hybrid ganha assim mais um concorrente de peso.
Dessa variante híbrida do novo Jazz falou-se AQUI do ensaio ao modelo japonês. Tal como o utilitário da Honda, o Toyota Yaris Hybrid pode funcionar em modo inteiramente eléctrico, desligando o motor de combustão enquanto as baterias dispuserem de carga suficiente para alimentar o eléctrico. Por causa disso, apesar dos 100 cv de potência obtidos pela associação dos dois motores, este Yaris apresenta emissões de CO2 de apenas 79 g/km.
Um valor que o coloca na liderança do segmento, a par do consumo médio particularmente reduzido: somente 3.5 l/100 km.
A estimativa de vendas para Portugal desta versão apontam para 20% no mix do total da gama Yaris. O modelo estará disponível a partir de Setembro de 2012, permitindo reservas a partir de Julho.
Segundo da linha híbrida
O Toyota Yaris Híbrido é o segundo modelo generalista da Toyota a contar com tecnologia HSD, a mesma que é utilizada no Auris. De modo a poder acomodar o sistema de propulsão híbrida, esta versão é 2 cm mais longa do que o modelo normal. Contudo, a distância entre-eixos de 2,510 mm não sofre qualquer alteração, tal como o raio de viragem que se mantém em 4,7 metros.
O design exterior exclusivo e aerodinamicamente mais eficiente denuncia a linguagem de estilo nova e mais agressiva da futura geração de modelos da Toyota. A aerodinâmica é determinante para aumentar a eficiência na utilização do combustível, pelo que este Yaris Híbrido beneficia de melhoramentos na passagem do fluxo de ar. Daqui resulta um coeficiente aerodinâmico de apenas Cd 0.286. O design contém também detalhes modernos como faróis LED na dianteira e na traseira.
Interior azul
A bordo, o Yaris Híbrido apresenta uma coloração única em azul híbrido nos revestimentos suaves do painel de bordo e no tecido dos bancos, iluminação azul nos mostradores da instrumentação híbrida e um sistema Toyota Touch que incorpora um Monitor de Energia Híbrida. Além do selector específico da transmissão CVT.
Cada componente importante do sistema híbrido HSD viu o seu tamanho reduzido, enquanto o depósito de combustível e a bateria foram instalados debaixo do banco traseiro. Isto permitiu manter o mesmo espaço para os ocupantes e os 286 litros de capacidade da bagageira do Yaris convencional.
Propulsão verde
O novo motor a gasolina 1.5 de 75 cv combina-se com uma unidade eléctrica igualmente mais leve e compacta. A montagem transversal de ambos, assim como um novo e mais leve inversor e o módulo das baterias permitiram reduzir 42 kg ao sistema montado no Auris Híbrido.
Testes do sistema de propulsão Toyota Hybrid Synergy Drive, em situação de condução real em contexto urbano, revelaram que até 60% do tempo feito nos percursos pendulares em cidade é feito com o motor a gasolina desligado.
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?
Dessa variante híbrida do novo Jazz falou-se AQUI do ensaio ao modelo japonês. Tal como o utilitário da Honda, o Toyota Yaris Hybrid pode funcionar em modo inteiramente eléctrico, desligando o motor de combustão enquanto as baterias dispuserem de carga suficiente para alimentar o eléctrico. Por causa disso, apesar dos 100 cv de potência obtidos pela associação dos dois motores, este Yaris apresenta emissões de CO2 de apenas 79 g/km.
Um valor que o coloca na liderança do segmento, a par do consumo médio particularmente reduzido: somente 3.5 l/100 km.
A estimativa de vendas para Portugal desta versão apontam para 20% no mix do total da gama Yaris. O modelo estará disponível a partir de Setembro de 2012, permitindo reservas a partir de Julho.
Segundo da linha híbrida
O Toyota Yaris Híbrido é o segundo modelo generalista da Toyota a contar com tecnologia HSD, a mesma que é utilizada no Auris. De modo a poder acomodar o sistema de propulsão híbrida, esta versão é 2 cm mais longa do que o modelo normal. Contudo, a distância entre-eixos de 2,510 mm não sofre qualquer alteração, tal como o raio de viragem que se mantém em 4,7 metros.
O design exterior exclusivo e aerodinamicamente mais eficiente denuncia a linguagem de estilo nova e mais agressiva da futura geração de modelos da Toyota. A aerodinâmica é determinante para aumentar a eficiência na utilização do combustível, pelo que este Yaris Híbrido beneficia de melhoramentos na passagem do fluxo de ar. Daqui resulta um coeficiente aerodinâmico de apenas Cd 0.286. O design contém também detalhes modernos como faróis LED na dianteira e na traseira.
Interior azul
A bordo, o Yaris Híbrido apresenta uma coloração única em azul híbrido nos revestimentos suaves do painel de bordo e no tecido dos bancos, iluminação azul nos mostradores da instrumentação híbrida e um sistema Toyota Touch que incorpora um Monitor de Energia Híbrida. Além do selector específico da transmissão CVT.
Cada componente importante do sistema híbrido HSD viu o seu tamanho reduzido, enquanto o depósito de combustível e a bateria foram instalados debaixo do banco traseiro. Isto permitiu manter o mesmo espaço para os ocupantes e os 286 litros de capacidade da bagageira do Yaris convencional.
Propulsão verde
O novo motor a gasolina 1.5 de 75 cv combina-se com uma unidade eléctrica igualmente mais leve e compacta. A montagem transversal de ambos, assim como um novo e mais leve inversor e o módulo das baterias permitiram reduzir 42 kg ao sistema montado no Auris Híbrido.
Testes do sistema de propulsão Toyota Hybrid Synergy Drive, em situação de condução real em contexto urbano, revelaram que até 60% do tempo feito nos percursos pendulares em cidade é feito com o motor a gasolina desligado.
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?