Pilotos portugueses, em duas ou mais rodas, à conquista de vitórias nas principais provas de todo-o-terreno
A seguir ao futebol, a competição motorizada é o desporto que arrasta a maior legião de fãs e mais contribui para a economia nacional. Apesar de ser um dos menos apoiados é também o que mais vitórias e títulos mundiais têm garantido para Portugal nos últimos anos. Quando se fala em desporto automóvel é inevitável o primeiro pensamento voar para a Fórmula 1 ou para a classe de topo dos ralis mundiais, o WRC. Ora se, nos últimos anos, Portugal não tem conseguido inscrever pilotos na categoria rainha, a F1, mais por culpa da falta de patrocínios do que pelo talento dos pilotos, no que toca à velocidade, provas de resistência, ralis e competição em todo-o-terreno, a realidade é bem diferente.
Nas pistas de alcatrão, nas corridas do WTCC ou nas provas de resistência, Tiago Monteiro e Pedro Lamy continuam a ser os nossos pilotos mais conhecidos fora de portas. E por esta Europa fora muitos outros nomes vão competindo e tendo sucesso, até mesmo em categorias encaradas como a antecâmara da Fórmula 1.
Depois, para lá chegar, o que falta, essencialmente, é o dinheiro dos patrocinadores.
Fora de estrada, os sucessos são ainda maiores. Nos ralis, pilotos portugueses têm conquistado títulos mundiais nas classes de produção, como é o caso de Armindo Araújo que, esta época, ascendeu ao escalou maior da categoria (WRC) para estrear o regresso do Mini aos ralis.
Não há deserto que nos vença!
Se o retornar de uma prova do Mundial de Ralis a Portugal reacendeu o entusiasmo dos portugueses por esta competição (embora circunscrita ao Algarve e não a mais zonas como antes acontecia), a verdade é que, quando se fala em pistas de terra, lama e areia se esquece, frequentemente, de categorias onde os portugueses se encontram entre os melhores do Mundo.
Refiro-me muito concretamente ao todo-o-terreno e a provas como o “Dakar” (agora por terras sul americanas), “África Eco Race” (que prosseguiu a mística africana do antigo “Lisboa- Dakar”) e eventos que trazem até terras alentejanas os melhores pilotos e as melhores equipas de TT da actualidade.
Como é hábito, a passagem de ano coincide com o início ou o desenrolar das duas primeiras. Importantes pelo imediatismo mundial que acarretam, no nosso caso são ainda mais pela “boa figura” que os pilotos portugueses costumam fazer, apesar de nem sempre disporem dos melhores veículos e das melhores condições de logística.
Na realidade, só o simples facto de conseguirem concluir qualquer destas competições é importante para um piloto ou equipa privada, sem o apoio oficial de um construtor automóvel, dado que são unanimemente consideradas as mais duras e as mais exigentes ao nível físico e mecânico.
Primeira mulher a vencer é portuguesa
O “Africa Eco Race” parte de França a 28 de Dezembro e tem meta marcada para Dakar, no Senegal, a 8 de Janeiro. O grande motivo de interesse para nós, portugueses, será acompanhar o desempenho de Elisabete Jacinto, que regressa a África após o magnífico triunfo averbado no Rali da Tunísia e do pódio conquistado no Rali de Marrocos. Integrada na equipa “Oleoban /MAN Portugal” é, portanto, uma das candidatas à vitória na classe dos camiões desta que é a 4ª edição da prova.
Elisabete Jacinto foi a primeira mulher a vencer uma prova da Taça do Mundo em camião e, na grande maratona africana que atravessa Marrocos e a Mauritânia, terminou em segundo na edição passada. Daí que as expectativas da tripulação do MAN TGS para a edição de 2012 sejam elevadas.
Com uma equipa 100% portuguesa, desde a piloto ao mecânico, apoiada pelo construtor alemão de camiões, ela própria assume que o “objectivo é rodar entre os três primeiros camiões, tendo por meta a vitória, e terminar entre os dez primeiros da classificação geral”.
Dakar com muita cafeína
Integrados numa equipa que conta com o apoio da portuguesíssima companhia de cafés Delta, a dupla nacional Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza regressa a terras sul-americanas para disputar o “Dakar Argentina Chile Peru 2012”. Depois do 7.º lugar alcançado em 2011, a equipa vai estar aos comandos de um dos cinco Mini All4 Racing inscritos pela “Monster Energy X-raid Team”.
Ciente de que é um dos candidatos à vitória, apesar da presença de outros nomes consagrados na sua equipa, o piloto português afirma ter capacidades para “lutar permanentemente pelas primeiras posições em cada etapa” e, com isso, ”colaborar de forma muito activa na estratégia da equipa para chegar à vitória”.
Nas motas, o objectivo é voltar ao pódio
Se nas quatro rodas os aspirantes à vitória falam português, que dizer nas duas? Depois do título de campeão do mundo de todo-o-terreno e do terceiro lugar alcançado no “Dakar” passado, o português Hélder Rodrigues, piloto da Red Bull Yamaha TMN Team aspira este ano o lugar mais elevado do pódio na classe reservada às motos.
Integrado no Dream Team da TMN - conjunto de pilotos consagrados ou grandes promessas do desporto nacional, apoiados pela operadora de telecomunicações portuguesa - Hélder Rodrigues foi considerado Atleta Masculino do Ano em Portugal, recebendo mais votos do que Cristiano Ronaldo.
Carlos Sousa regressa ao Dakar
Carlos Sousa é um nome incontornável quando se fala da história do todo-o-terreno em Portugal e do Dakar em particular.
Depois do grave acidente que sofreu em 2000, o piloto português já venceu etapas desta mítica prova de todo o terreno e terminou várias vezes entre os 10 primeiros da classificação geral. Depois de ter mostrado o seu talento ao volante de carros da UMM, VW, Mitsubishi, BMW ou Nissan, por exemplo, Carlos Sousa tem a honra de ser o primeiro piloto estrangeiro a correr para a equipa chinesa "Great Wall Motors".
Nas terras sul-americanas, Carlos Sousa partilha o SUV Haval com um navegador francês, na grande aposta internacional deste construtor, que colocou num "Dakar" um grande staff constituído por várias veículos de apoio, incluindo 3 camiões.
A marca chinesa conta com anteriores participações nesta prova embora sem resultados relevantes. Vários dos veículos que produz são comercializados no Continente americano e asiático e até nalguns mercados europeus. Incluindo o Haval, o modelo concorrente ao Dakar deste ano, um SUV que "herda" mecânica baseada em diversos veículos japoneses da Toyota, Isuzu e Mitsubishi.
Mais portugueses no Dakar
Outros pilotos portugueses participam no Dakar deste ano à espera de sucesso, quanto mais não seja pontual em qualquer uma das etapas.
Nas duas rodas, os pilotos da equipa "Bianchi Prata 2012" são outra das presenças portuguesas. O motociclista que dá nome ao "team", ao volante de uma Husqvarna TE449Rally, vai procurar melhorar o 30.º lugar obtido no ano passado, contando para tal com os apoios importantes da Kia, Vodafone e BP Portugal, entre outros.
Existem portanto fortes motivos para acompanhar esta competição, que tem início na cidade argentina de Mal del Plata a 1 de Janeiro de 2012, e termina, 15 dias depois, em Lima, capital do Peru.
Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?
Nas pistas de alcatrão, nas corridas do WTCC ou nas provas de resistência, Tiago Monteiro e Pedro Lamy continuam a ser os nossos pilotos mais conhecidos fora de portas. E por esta Europa fora muitos outros nomes vão competindo e tendo sucesso, até mesmo em categorias encaradas como a antecâmara da Fórmula 1.
Depois, para lá chegar, o que falta, essencialmente, é o dinheiro dos patrocinadores.
Fora de estrada, os sucessos são ainda maiores. Nos ralis, pilotos portugueses têm conquistado títulos mundiais nas classes de produção, como é o caso de Armindo Araújo que, esta época, ascendeu ao escalou maior da categoria (WRC) para estrear o regresso do Mini aos ralis.
Não há deserto que nos vença!
Se o retornar de uma prova do Mundial de Ralis a Portugal reacendeu o entusiasmo dos portugueses por esta competição (embora circunscrita ao Algarve e não a mais zonas como antes acontecia), a verdade é que, quando se fala em pistas de terra, lama e areia se esquece, frequentemente, de categorias onde os portugueses se encontram entre os melhores do Mundo.
Refiro-me muito concretamente ao todo-o-terreno e a provas como o “Dakar” (agora por terras sul americanas), “África Eco Race” (que prosseguiu a mística africana do antigo “Lisboa- Dakar”) e eventos que trazem até terras alentejanas os melhores pilotos e as melhores equipas de TT da actualidade.
Como é hábito, a passagem de ano coincide com o início ou o desenrolar das duas primeiras. Importantes pelo imediatismo mundial que acarretam, no nosso caso são ainda mais pela “boa figura” que os pilotos portugueses costumam fazer, apesar de nem sempre disporem dos melhores veículos e das melhores condições de logística.
Na realidade, só o simples facto de conseguirem concluir qualquer destas competições é importante para um piloto ou equipa privada, sem o apoio oficial de um construtor automóvel, dado que são unanimemente consideradas as mais duras e as mais exigentes ao nível físico e mecânico.
Primeira mulher a vencer é portuguesa
O “Africa Eco Race” parte de França a 28 de Dezembro e tem meta marcada para Dakar, no Senegal, a 8 de Janeiro. O grande motivo de interesse para nós, portugueses, será acompanhar o desempenho de Elisabete Jacinto, que regressa a África após o magnífico triunfo averbado no Rali da Tunísia e do pódio conquistado no Rali de Marrocos. Integrada na equipa “Oleoban /MAN Portugal” é, portanto, uma das candidatas à vitória na classe dos camiões desta que é a 4ª edição da prova.
Elisabete Jacinto foi a primeira mulher a vencer uma prova da Taça do Mundo em camião e, na grande maratona africana que atravessa Marrocos e a Mauritânia, terminou em segundo na edição passada. Daí que as expectativas da tripulação do MAN TGS para a edição de 2012 sejam elevadas.
Com uma equipa 100% portuguesa, desde a piloto ao mecânico, apoiada pelo construtor alemão de camiões, ela própria assume que o “objectivo é rodar entre os três primeiros camiões, tendo por meta a vitória, e terminar entre os dez primeiros da classificação geral”.
Dakar com muita cafeína
Integrados numa equipa que conta com o apoio da portuguesíssima companhia de cafés Delta, a dupla nacional Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza regressa a terras sul-americanas para disputar o “Dakar Argentina Chile Peru 2012”. Depois do 7.º lugar alcançado em 2011, a equipa vai estar aos comandos de um dos cinco Mini All4 Racing inscritos pela “Monster Energy X-raid Team”.
Ciente de que é um dos candidatos à vitória, apesar da presença de outros nomes consagrados na sua equipa, o piloto português afirma ter capacidades para “lutar permanentemente pelas primeiras posições em cada etapa” e, com isso, ”colaborar de forma muito activa na estratégia da equipa para chegar à vitória”.
Nas motas, o objectivo é voltar ao pódio
Se nas quatro rodas os aspirantes à vitória falam português, que dizer nas duas? Depois do título de campeão do mundo de todo-o-terreno e do terceiro lugar alcançado no “Dakar” passado, o português Hélder Rodrigues, piloto da Red Bull Yamaha TMN Team aspira este ano o lugar mais elevado do pódio na classe reservada às motos.
Integrado no Dream Team da TMN - conjunto de pilotos consagrados ou grandes promessas do desporto nacional, apoiados pela operadora de telecomunicações portuguesa - Hélder Rodrigues foi considerado Atleta Masculino do Ano em Portugal, recebendo mais votos do que Cristiano Ronaldo.
Carlos Sousa regressa ao Dakar
Carlos Sousa é um nome incontornável quando se fala da história do todo-o-terreno em Portugal e do Dakar em particular.
Depois do grave acidente que sofreu em 2000, o piloto português já venceu etapas desta mítica prova de todo o terreno e terminou várias vezes entre os 10 primeiros da classificação geral. Depois de ter mostrado o seu talento ao volante de carros da UMM, VW, Mitsubishi, BMW ou Nissan, por exemplo, Carlos Sousa tem a honra de ser o primeiro piloto estrangeiro a correr para a equipa chinesa "Great Wall Motors".
Nas terras sul-americanas, Carlos Sousa partilha o SUV Haval com um navegador francês, na grande aposta internacional deste construtor, que colocou num "Dakar" um grande staff constituído por várias veículos de apoio, incluindo 3 camiões.
A marca chinesa conta com anteriores participações nesta prova embora sem resultados relevantes. Vários dos veículos que produz são comercializados no Continente americano e asiático e até nalguns mercados europeus. Incluindo o Haval, o modelo concorrente ao Dakar deste ano, um SUV que "herda" mecânica baseada em diversos veículos japoneses da Toyota, Isuzu e Mitsubishi.
Mais portugueses no Dakar
Outros pilotos portugueses participam no Dakar deste ano à espera de sucesso, quanto mais não seja pontual em qualquer uma das etapas.
Nas duas rodas, os pilotos da equipa "Bianchi Prata 2012" são outra das presenças portuguesas. O motociclista que dá nome ao "team", ao volante de uma Husqvarna TE449Rally, vai procurar melhorar o 30.º lugar obtido no ano passado, contando para tal com os apoios importantes da Kia, Vodafone e BP Portugal, entre outros.
Existem portanto fortes motivos para acompanhar esta competição, que tem início na cidade argentina de Mal del Plata a 1 de Janeiro de 2012, e termina, 15 dias depois, em Lima, capital do Peru.
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