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ENSAIO: Hyundai ix20 Blue 1.4 CRDi Style/90cv

O Hyundai ix20 é um dos melhores automóveis citadinos com ambições familiares actualmente disponíveis no mercado português. A sua forma compacta beneficia a facilidade de condução, mas as dimensões exteriores escondem uma habitabilidade surpreendente, reforçada pela modularidade do banco traseiro. Mas não só. A qualidade superior de construção e uma oferta suficientemente ampla de motores e equipamento, capazes de contentarem múltiplos interesses e vontades, permitem ao ix20, disponível a partir dos 15 mil euros na versão a gasolina e 18 500 com a motorização a gasóleo, contribuir para a consolidação da boa imagem de marca que a Hyundai já dispõe em Portugal e um pouco por toda a Europa.

Fabricado na República Checa e concebido a pensar no mercado europeu, o ix20 é um monovolume compacto que disponibiliza uma excelente habitabilidade, bons acessos, grande capacidade da mala e motores equilibrados para a categoria.
Obviamente que estas considerações sobre a habitabilidade estão relacionadas com as dimensões exteriores: apenas 4,1 metros de comprimento por cerca de 1,75 de largura. Esta última dimensão, a par da modularidade do banco traseiro, que corre sobre calhas, permitem ao pequeno ix20 ombrear em espaço com alguns familiares médios, proporcionando ainda uma mala que pode chegar aos 440 litros.
A bagageira contempla a possibilidade de fixar a chapeleira em mais do uma posição. Sob o piso, existe um pneu suplente de dimensões reduzidas.

Jovem e tecnológico


Em geral, a qualidade de construção é muito satisfatória. Não apenas os materiais aparentam solidez, como denota um grande cuidado nos acabamentos e na funcionalidade. Quer seja através da colocação dos comandos, acessíveis e intuitivos, como pela disponibilidade de pequenos espaços, em número suficiente, para os ocupantes da frente.
Existem as habituais ligações para entradas auxiliares de som e porta USB. Pode levar sistema de navegação e uma câmara traseira com visualização neste ecrã. Ou, como acontece noutros modelos do grupo, a visualização das imagens captadas por esta câmara são visíveis numa parte do espelho interior.
Atrás o espaço é francamente bom para a colocação das pernas. Mesmo 3 ocupantes, desde que não muito avantajados, poderão fazer a viagem com relativo conforto. Não apenas porque a largura é boa para a classe a que pertence o Hyundai ix20, mas efectivamente por obra da deslocação longitudinal do respectivo banco e do facto de não existir túnel central.



Conforto e condução

No capítulo da comodidade, apenas me desagradou a volumetria exagerada dos encostos de cabeça dianteiros. Isto condiciona uma melhor postura do condutor e acompanhante.

A jovialidade das linhas e do conceito, bem como a luminosidade do interior eram reforçadas, no modelo ensaiado, pela existência de um tejadilho duplo e panorâmico em vidro. Uma protecção retráctil em rede protege os ocupantes do sol.
Já em matéria de condução, o Hyundai ix20 proporciona, com esta versão diesel de 90 cv, um motor relativamente económico e com alguma capacidade de aceleração.
Há que dizer que não se trata de um carro leve. O ix20 pesa em vazio quase tonelada e meia e, apesar do trabalho aerodinâmico, o conjunto apresenta alguma altura. Por outro lado, a caixa de velocidades denota preocupações de economia, que se reflectiram num consumo médio, no final do ensaio, de 6,2 litros.
Não é mau mas também não espanta demasiado.

Motor momentaneamente “puxado”

É verdade que quando se anunciam 90 cv se espera poder puxar um pouco mais do que na variante, do mesmo motor, de apenas 75. Mas quando se olha para a própria tabela de características fornecida pelo construtor, descobre-se que os restantes valores são muito idênticos. É que o acréscimo de potência é pontual e momentâneo, acabando por não se reflectir por ai além sobre o seu desempenho.
Todas as versões, exceptuado a equipada com o motor a gasolina 1.6, são “Blue Drive”. Encontram-se portanto dotadas do sistema “stop & go”, pneus de baixo atrito e um conjunto de alterações com vista a reduzir consumos e emissões. Que conferem ao modelo uma postura ainda mais familiar, de acordo com a sua real vocação.
Vocação também denunciada pelo seu comportamento. Efectivamente, o ix20, é um carro agradável de conduzir, com uma excelente caixa de seis velocidades e bastante cómodo de manobrar. Possui agilidade, ligeireza de manobra e ainda proporciona muita visibilidade graças à ampla superfície lateral vidrada. Potenciada, quando é o caso, pela existência de sensores e da câmara traseira com imagens no retrovisor.
É um facto que adorna um pouco em curva, sensação acentuada pela colocação um pouco mais elevada dos bancos. Mas não oferece preocupações no que toca à estabilidade e, de um modo geral, a suspensão revela-se bastante competente. Quer no que concerne ao comportamento como quanto ao conforto que realmente proporciona aos ocupantes. Há apenas que contar com algum ruído do motor em determinados regimes.
Mais informações e impressões sobre este modelo ou sobre versões do Kia Venga, marca que também faz parte do grupo Hyundai, podem ser encontradas nos links abaixo.

* APRESENTAÇÃO: Hyundai ix20
* ENSAIO: Kia Venga 1.4 CRDi EcoDynamics
* ENSAIO: Kia Venga 1.4 CVVT/90 cv



Dados mais importantes
Preços da versão Style c/90 cv22 750 euros (*) 
Motor
1396 cc, 16 V, 90 cv às 4000rpm, 220 Nm das 1750 às 2750 rpm, turbo, intercooler com injecção common rail
Prestações
167 km/h, 14,5 seg. (0/100 km/h)
Consumos (médio/estrada/cidade)
4,3 / 4,2 / 4,7 litros
Emissões Poluentes (CO2)114 gr/km

(*) acrescem Despesas de preparação, averbamento, transporte, pintura metalizada e SGPU)


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