> | | | > Citroën DS5 desvendado em Xangai

Citroën DS5 desvendado em Xangai

Com comercialização prevista para o final deste ano, o novo Citroën DS5 revela uma nova etapa no desenvolvimento da linha DS (*). A gama actual, composta pelos Citroën DS3 e DS4, é destinada a clientes que procuram produtos simultaneamente radicais e marcantes. Inovador e visionário, o DS5 apresenta-se de um modo ainda mais assertivo em termos de estilo, arquitectura, sensações e requinte.

Objecto de prazer, não dispensa o prazer da condução e o bem-estar a bordo, implementando tecnologia como um controlo de tracção inteligente, o sistema de alerta de saída da faixa de rodagem através de sistema de vídeo e a comutação automática dos faróis em função do tráfego circundante. O DS5 será também o primeiro modelo da marca a adoptar a tecnologia diesel ‘full-hybrid’ HYbrid4, oferecendo em simultâneo elevadas performances (200 cv, tracção integral), uma nova experiência de condução (condução eléctrica em circuito urbano, com aumento de aceleração) e redução das emissões para 99 g/km de CO2.
A linha DS é produzida em França. Nascida para o mercado europeu, esta nova linha de produtos ‘premium’ abre-se ao Mundo e nomeadamente ao mercado chinês, onde será comercializado a partir de 2012.


DS5 ao pormenor


Inspirado no “concept-car” Citroën C-SportLounge, o DS5 possui um formato fora do comum, algures entre uma carrinha compacta e um desportivo de estrada. A secção frontal reflecte a sua personalidade e a sua filiação à linha DS, ostentando uma generosa entrada de ar, uma grande grelha cromada que incorpora os ‘chevrons’ da Marca, o emblema da linha DS aposto e um olhar afilado, sublinhado por uma assinatura de iluminação LED. Os flancos esculpidos atraem o olhar, jogando com a iluminação e com as sombras; a luz reflectida num sabre cromado prolonga-se desde o projector até aos vidros da frente, enquanto a sombra se projecta na disposição da asa traseira, uma das características exclusivas da linha de veículos DS.
Assenta em vias muito largas, na secção traseira destacam-se as duas saídas de escape embutidas no pára-choques traseiro.


Led interior


É contudo o habitáculo com elevadíssima personalidade quem mais se destaca, desde logo por um posto de condução concebido verdadeiramente em torno do condutor, com o comando de velocidades situado no prolongamento directo do seu braço. Uma particular atenção foi dada aos detalhes e ao uso de materiais nobres como o couro, fazendo do Citroën DS5 um objecto verdadeiramente sofisticado e refinado.
O tejadilho tipo ‘cockpit’ é o seu elemento mais simbólico, embora a disposição dos comandos e a iluminação do habitáculo tenham sido concebidos como um estímulo permanente à imaginação dos ocupantes. Feita à base de ‘leds’, a iluminação do habitáculo acende-se de um modo progressivo. Uma simples pressão do botão de ‘START’ do arranque em sistema de mãos livres e o habitáculo ganha vida própria: o sistema ‘Heads-Up Display’ activa-se, projectando no pára-brisas, no campo de visão do condutor, informações essenciais à condução: velocidade, conselhos do regulador/limitador da velocidade ou ainda de navegação.


Dados relevantes


O comprimento de 4,52 m por 1,85 m de largura permite uma bagageira de 465 litros, além de 5 lugares acessíveis através de 4 portas
Apresenta-se igualmente em equipado, incluindo um inovador controlo de tracção inteligente, acoplado ao ESP. Em permanente ligação e em qualquer circunstância, disponibiliza também o serviço “Cityroën eTouch”, dispositivo de segurança disponível na maioria dos mercados onde será comercializado, incluindo o sistema de chamada de emergência e de assistência localizada.
Contém igualmente dois novos recursos. O processamento das imagens obtidas de uma micro-câmera embutida no espelho retrovisor interior permite a gestão da iluminação, ou seja, a activação e desactivação automática do feixe de luz de acordo com as condições de iluminação e de tráfego circundantes, e uma nova geração do sistema de transposição involuntária da faixa de rodagem, mais previsível (vídeo AFIL).
Será também o primeiro Citroën dotado da tecnologia Hybrid4, uma corrente de tracção ‘full-hybrid’ que associa as performances estradistas do bloco Diesel HDi, à eficácia da propulsão eléctrica. Um ‘prazer’ certamente híbrido que oferece enérgicas sensações de condução (200 cv, tracção integral, direcção eléctrica urbana, com função ‘boost’ em aceleração) e emissões de CO2 bastante reduzidas (99g/km).
Uma das versões mais exclusivas - DS5 White Pearl -, cuja silhueta é realçada por um conjunto de “nuances” cromadas e toques lacados a escuro, adopta jantes de 20'' com desenho específico e assinatura DS.


(*) DS. Duas letras com forte poder de evocação, parte integrante do património da marca francesa, atribuídas a um automóvel que se mostrou revolucionário para a época, em Portugal carinhosamente apelidado Boca de Sapo (ver AQUI). Duas letras que incorporam criatividade, exigência e ousadia. Símbolo de inovação e “know-how”, de estilo e de tecnologia, o DS expressa uma nova forma de pensar sobre o futuro do automóvel.


(elaborado com recurso a excertos do documento distribuído pelo Departamento de Comunicação da marca)

Leave a Reply

direitos reservados:www.cockpitautomovel.com. Com tecnologia do Blogger.