O Mini faz 50 anos

Os carros não se medem aos palmos!
Há de todos os tamanhos e feitios embora a ideia inicial fosse fabricar um automóvel pequeno, simples e barato. Foi e continua ainda a ser preferido por gente de todas as idades e classes sociais, símbolo de uma época e o mais desportivo de todos os carros populares. Faz 50 anos que apareceu
Há de todos os tamanhos e feitios embora a ideia inicial fosse fabricar um automóvel pequeno, simples e barato. Foi e continua ainda a ser preferido por gente de todas as idades e classes sociais, símbolo de uma época e o mais desportivo de todos os carros populares. Faz 50 anos que apareceu


Estávamos em 1957 e, como se pode depreender pelas imposições do caderno de encargos, não era tarefa fácil.
Grego

O truque para que tal fosse possível, consistia em colocar um pequeno motor de 848 cc — já existente, comprovadamente fiável e simples de reparar —, em posição transversal, à frente, juntamente com a caixa de velocidades. Juntamente com a tracção dianteira, isso possibilitava que 80 por cento do volume do carro pudesse ser aproveitado para o habitáculo e bagageira e libertava o espaço habitualmente ocupado pelo veio de transmissão às rodas traseiras.

O autor de todo este engenho e criador do carro inglês mais famoso de sempre, a ponto de ficar logo atrás do Ford T como carro do século XX seria, no entanto, um turco chamado Alexander Arnold Constantine Issigonis. Mais tarde distinguido Sir Alec Issigonis, era filho de pai grego e mãe alemã, tendo nascido na Turquia em 1906 mas feito os seus estudos de engenharia em Londres.
Após a passagem por algumas empresas mecânicas, viria a conceber para a Morris, o Minor, o primeiro carro inglês a ultrapassar o milhão de unidades vendidas. Antes de ingressar na BMC, em 1955, teve ainda uma curta passagem pela Alvis, onde começa a esboçar os contornos de um automóvel de pequenas dimensões.
David contra Golias

Outros artifícios demonstram, ainda hoje por continuarem a ser utilizados, uma notável habilidade: a posição central dos instrumentos torna o habitáculo menos acanhado e provoca a ilusão de maior profundidade em relação ao condutor, além de criar espaço para objectos de variados tamanhos; a porta da bagageira abre de modo a poder ser utilizada como prateleira no transporte de volumes de maiores dimensões; e as rodas traseiras, colocadas nos extremos da carroçaria, não interferem no espaço deste banco.
A produção inicia-se a 8 de Maio de 1959. A 26 de Agosto, fez ontem 50 anos, o público conhece finalmente o Austin Se7en ou Morris Mini-Minor, consoante a marca do grupo BMC por que era comercializado.
Ao câmbio actual, o preço na Inglaterra rondava os 140 contos. Em Portugal, em 1960, não chegava aos 48 contos.
O Mini viria a conhecer inúmeras versões oficiais, entre as quais uma carrinha designada Countryman ou Estate, uma pick-up e o muito popular Mini-Moke. Produzido até ao dealbar do novo século, mesmo quando já se encontrava profundamente desactualizado, a versão mais querida dos seus fãs continua a ser aquela que, inicialmente, maior relutância levantou quanto à sua produção no grupo BMC: o Cooper. Criada por John Cooper, um especialista mecânico responsável pela preparação de carros e motores para competição, viria a portar-se nas pistas como um autêntico David contra Golias, ao impor, com todo o atrevimento, a sua agilidade contra o tamanho e maior potência dos seus adversários.

Ao câmbio actual, o preço na Inglaterra rondava os 140 contos. Em Portugal, em 1960, não chegava aos 48 contos.
O Mini viria a conhecer inúmeras versões oficiais, entre as quais uma carrinha designada Countryman ou Estate, uma pick-up e o muito popular Mini-Moke. Produzido até ao dealbar do novo século, mesmo quando já se encontrava profundamente desactualizado, a versão mais querida dos seus fãs continua a ser aquela que, inicialmente, maior relutância levantou quanto à sua produção no grupo BMC: o Cooper. Criada por John Cooper, um especialista mecânico responsável pela preparação de carros e motores para competição, viria a portar-se nas pistas como um autêntico David contra Golias, ao impor, com todo o atrevimento, a sua agilidade contra o tamanho e maior potência dos seus adversários.