ENSAIO: SEAT Ibiza 5P 1.6 TDI 105 CV Style
Um
Ibiza de rosto lavado e a inevitável adição de iluminação Led apresenta-se em 2012.
Traz também pequenas alterações no habitáculo. Mas as maiores novidades são uma versão
“E-Ecomotive”, com emissões de CO2 de apenas 89 g/km, e um sistema de navegação
e entretenimento portátil. Em termos de espaço, funcionalidade ou desenho interior
muito pouca coisa mudou. O modelo mais popular da marca espanhola — parte
integrante do universo VW — viu também a gama reajustada por via de um
reposicionamento das motorizações e do equipamento.
A
gama contempla carroçarias de 3 portas (SC), 5 portas e carrinha (ST). Engloba
motores a gasolina 1.2 e 1.4 e, a gasóleo, unidades 1.2, 1.6 e 2.0 TDI.
Motores
e versões presentes na anterior geração, a que se juntará, no final de 2012, o
mais desportivo e exclusivo Seat Ibiza Cupra. Uma variante em particular
distingue-se das demais: homologada para um consumo médio de somente 3,4
litros, o E-Ecomotive baseia-se no tri-cilindrico diesel 1.2 TDI de 75 CV e 180
Nm de binário.
Outra
alteração na nova gama diz respeito à potente versão do motor 1.4 TSI de 150 CV,
que passa a estar disponível também na carrinha.
Mais
detalhes sobre outros motores e equipamento encontram-se no texto da apresentação do modelo.
Em
tempo oportuno será publicado o texto relativo ao ensaio à versão E-Ecomotive.
Este
ensaio é relativo ao modelo o 1.6 TDI de 5 portas.
A
versão 1.6 TDI declina-se em dois níveis de potência: 90 ou 105 cv. Coube para testes
o motor mais potente, disponível em Portugal a partir de pouco menos de 21 mil
euros na versão Style ou 22.000 na versão FR.
Com
um binário de 250 Nm, disponível das 1500 às 2500rpm, o conjunto mostra-se francamente
equilibrado. Coerente nos consumos (o computador de bordo registou 5,2 l. no
final do ensaio), revela ainda alguma voluntariedade de andamento: 188 km/h de
velocidade máxima e 10,5 seg. para acelerar dos 0 aos 100 km/h.
Mas
não chega para entusiasmar. Pouco dado a grandes emoções, é uma versão que
satisfaz em termos de comportamento. Familiar ou profissional nas suas
competências é capaz, contudo, de andar depressa ou de se comportar à altura em
curva. Mas o equilíbrio desta versão, que há cerca de 2 anos substituiu o 1.9
TDi, mostra propensão para andamentos mais confortáveis e tranquilos.
Económico
q.b. faz ainda, tudo isto, de uma forma particularmente silenciosa. A ausência
de vibrações e a boa insonorização do habitáculo são factores que concorrem
para o prazer da condução desta versão de 5 portas.
Como
convém a um utilitário que deseja satisfizer numa utilização mais familiar.
Espaço e funcionalidade do interior
Porque
é disso que se trata.
Exceptuando
os modelos mais desportivos, desde a primeira geração que, em Portugal, o Ibiza
tem assumido uma postura a meio caminho entre um utilitário e um familiar de
segmento médio-baixo. O surgimento de versões carrinha contribuiu ainda mais
para essa impressão, reforçando, com uma bagageira maior, um espaço traseiro
para os ocupantes bastante razoável.
Todas
estas características permanecem intocáveis no modelo que agora se renova. Não
fossem subtis alterações ao nível do desenho de alguns comandos, ou a grande
novidade que é a disponibilidade de um sistema de navegação e entretenimento
amovível, estreado no Seat Mii (neste texto há mais sobre este o Mii e sobre as
funcionalidades deste equipamento), e um olhar menos atento não daria pelas
diferenças.
Menos intuitivo parece ser o sistema de som, nomeadamente na função rádio, sintonia e memorização de estações. Passa a existir porta USB para a leitura de suportes com ficheiros de som.
A
Seat reclama melhoria dos materiais que cobrem o tablier, se bem que o benefício
mais evidente seja o aumento da capacidade do porta-luvas. Menos mal num carro
que oferece duas belíssimas baquets com excelente apoio lateral para quem se
senta à frente ou disponibiliza espaço suficiente para as pernas dos (mais
indicados) dois ocupantes do banco traseiro. Ainda que à custa de uma
capacidade de mala que fica um pouco abaixo dos 300 litros.
Considerações finais
Exteriormente,
o modelo de 2012 distingue-se pelas novas ópticas e pela forma da grelha. Mais
moderna e funcional, a iluminação pode ser em halogéneo ou com faróis Bi-xenón
e luzes de dia com tecnologia LED. O mesmo ocorre nas ópticas traseiras, que
opcionalmente podem dispor de iluminação LED.
À
frente, uma entrada de ar maior acrescenta porte atlético ao modelo, reforçando
a atitude de dinamismo e de força emocional presente na nova forma vincada do
capot. Detalhes mais acentuados nas versões “FR”.
Durante
o ensaio, o consumo médio registado no computador de bordo nunca ultrapassou os
6 litros e, no combinado, ficou em 5,2 litros. Uma caixa de seis velocidades
(em vez da de cinco) talvez contribuísse para melhorar este valor.
Esta
versão paga 139,81 euros de IUC em 2012.Dados mais importantes | |
Preços desde | 20845 euros (Style) |
Motores | 1598 cc, 16 V, 105 cv às 4400 rpm, 250 Nm das 1500 às 2500 rpm, injecção directa common rail, turbo com geometria variável e intercooler |
Prestações | 188 km/h, 10,5 seg. (0/100 km/h) |
Consumos (médio/estrada/cidade) | 4,2 / 3,6 / 5,1 litros |
Emissões Poluentes (CO2) | 109 gr/km |
Outros modelos Seat anteriormente ensaiados:
- Seat Alhambra 2.0 TDI Ecomotive (2011)
- Seat Altea XL 2.0 TDI
- Seat Ibiza FR 2.0 TDI/143 cv
- Seat Mii 1.0/75 cv (99 g.)
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