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APRESENTAÇÃO: Citroën C4 Aircross

Abril é um mês de grandes novidades para o mercado automóvel nacional. Um segmento de mercado em plena expansão - o dos SUV compactos - recebe um novo elemento: o Citroën C4 Aircross, que não hesita em recriar os códigos tradicionais da sua categoria. Design e inovação tecnológica aliados e adaptados na perfeição ao estilo de vida contemporâneo, incluindo vários modos de transmissão destinados aos exploradores urbanos que, volta e meia, gostam de se aventurar para fora do alcatrão.
O C4 Aircross entra no mundo dos 4x4 tradicionais, combinando a elegância de uma berlina com as linhas musculadas de um veículo de todo-o-terreno.
Fruto da parceria com o construtor japonês Mitsubshi, o C4 Aircross não dispensa contudo uma forte identidade de marca. Frontalmente é a grande grelha cromada com os “chevrons” que lhe conferem essa identidade, enquanto de perfil, uma “barbatana” de tubarão invertida e decorada com uma rosa-dos-ventos cromada, assina à sua filiação à família SUV do construtor francês.
Ainda que possua uma clara vocação urbana, tal como acontece com o Mitsubishi ASX, a altura ao solo é ajudada por umas imponentes jantes de 18 polegadas.
Na traseira as ópticas foram trabalhadas para maximizar o fluxo de ar e ajudar a reduzir as emissões de CO2.
Moderno como convém, não esquece luzes diurnas em Led, integradas verticalmente nas saídas aerodinâmicas, ou os indicadores de mudança de direcção, igualmente englobados nos retrovisores. As ópticas traseiras contam igualmente com guias de luz e a câmara traseira para as manobras de estacionamento esconde-se sob a faixa cromada da tampa da bagageira.
Embelezadores cromados que, entre outros, adornam as embaladeiras e a secção inferior dos pára-choques, e o topo do vidro traseiro, acrescentam um toque de elegância suplementar.

Transmissão

Graças a um sistema de transmissão integral de última geração, o Citroën  C4 Aircross oferece uma ligação à estrada particularmente reactiva, que tem em conta as solicitações do condutor, o estado do piso e a velocidade do veículo.
Isto permite-lhe uma condução permanente com a melhor distribuição de binário entre as rodas da frente e as traseiras. Compacto e leve, este sistema minimiza, igualmente, o consumo de combustível. De acordo com as necessidades e as situações encontradas, o condutor pode seleccionar manualmente um dos três modos de transmissão, através de um comando colocado por detrás da alavanca das mudanças:
- Modo 4 rodas motrizes (4WD) que distribui automaticamente o binário entre os eixos dianteiro e traseiro. Com o objectivo de optimização dos consumos de combustível, esta repartição continua a ser dominante pelas rodas dianteiras (cerca de 98%) quando as condições de aderência são suficientes. Nas condições mais difíceis, a regulação de binário pode ir até uma repartição de 50% em cada eixo.
- Modo “LOCK” que procura a máxima motricidade em condições mais severas, aumentando o binário transmitido às rodas traseiras em 50% em comparação com o modo 4WD.
- Modo 2 rodas motrizes (2WD) que minimiza o consumo de combustível ao reduzir o número de partes móveis; só o trem dianteiro é impulsionado.

Motores

O motor HDi 115 coloca o C4 Aircross na lista de referências em matéria de emissões. Acoplada a uma caixa de velocidades mecânicas de seis velocidades, a versão de duas rodas motrizes não emite mais do que 119g/km de CO2, enquanto que a de quatro rodas motrizes emite 129 g/km.
Este motor de 1,6 litros debita 115 cv de potência e disponibiliza um binário máximo de 270 Nm às 1750 rpm, ou até 280 Nm com a função “overboost”.
Mas o Citroën C4 Aircross beneficia igualmente das performances do motor Diesel HDi 150, disponível nas versões de 2 ou 4 rodas motrizes e com uma caixa de velocidades mecânica de seis relações. Este motor, com uma cilindrada de 1,8 litros, é o único do mercado dotado de um sistema de comando de válvulas variável. A tecnologia oferece uma taxa de compressão (14:1) a mais baixa dos motores Diesel actualmente no mercado.
Um motor a gasolina 1.6i/115 cv é igualmente proposto na versão de duas rodas motrizes mas com uma caixa de velocidades mecânica de cinco relações. Com dupla árvore de cames à cabeça, 16 válvulas e um sistema de distribuição variável, combina o desempenho e emissões reduzidas de somente 135 g/km de CO2.
Todas estas motorizações são dotadas de tecnologias ao serviço da redução das emissões de CO2:
- Tecnologia Stop & Start, excepto para o motor a gasolina 2.0i/150 cv destinado a mercados fora da Europa.
- Alternador pilotado que recupera a energia nas travagens e nas desacelerações.
- Direcção eléctrica assistida que não consome energia quando o volante está em movimento.

Condução

As suas dimensões compactas - 4,34 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura - e o seu diâmetro de viragem de somente 10,6 metros garantem-lhe óptima agilidade na paisagem urbana.
Equipado com um trem dianteiro tipo pseudo-McPherson e de uma suspensão traseira multi-braços, associados a vias largas e a um “roll-bar” com 18 milímetros de diâmetro, o ajuste das molas da suspensão dianteira e traseira permite dominar os movimentos e assegura um excelente desempenho em termos de conforto.
A distância entre eixos de 2,67 m, equivalente à de veículos de segmentos superiores, favorece a estabilidade e a maneabilidade em estrada. Este resultado é reforçado pela utilização de jantes de 18 polegadas, equipadas com pneus Bridgestone de dimensões 225/55 R18.
Ao combinar as tecnologias de ajuda à condução como o ESP (com controlo anti-derrapagem), ABS, repartidor electrónico de travagem, auxílio ao arranque em subida (Hill Assist) e o sistema de transmissão integral comandado electronicamente, o Citroën C4 Aircross é capaz de proporcionar uma condução cómoda e serena.

Habitáculo

Dotado de cinco lugares e de uma bagageira com 442 litros de capacidade, o habitáculo revela-se prático para o dia-a-dia. O banco traseiro possui uma abertura para skis e o seu rebatimento assimétrico disponibiliza um espaço de carga com piso plano.
A posição de condução elevada permite desfrutar de uma vista desafogada e o sentimento de bem-estar a bordo é acentuado pelo grande tecto panorâmico em vidro, resistente aos raios UV, e com um painel de escurecimento comandado electricamente.
Este tecto panorâmico ilumina todo o habitáculo e participa da sensação de bem-estar dos passageiros. De noite, é animado pelas luzes LED integradas. E, para um ambiente mais aconchegante, a intensidade da iluminação é ajustável.
Numerosos espaços de arrumação estão disponíveis pelo habitáculo. O porta-luvas é iluminado e refrigerado (ligado à climatização automática) e os apoios de braço central dianteiro e traseiro estão equipados com dois suportes para copos, contando ainda com uma tomada de 12 Volts e ligações USB e auxiliar para áudio.

Equipamento

O Citroën  C4 Aircross propõe equipamento hi-fi de elevado nível desenvolvido pela Rockford Fosgate, especialista mundial em sistemas de áudio.
Pode igualmente receber um sistema de navegação GPS de elevada qualidade dotado de um ecrã táctil de 7 polegadas e um disco duro que garante o funcionamento deste equipamento de uma forma rápida e silenciosa. Este disco contém os dados cartográficos e reserva mais de 10 GB para armazenamento de música. Os passageiros podem, assim, armazenar até 2 500 faixas codificadas em formato MP3/WMA e desfrutar de um verdadeiro servidor de música. Este sistema compreende, igualmente, um leitor DVD compatível com os formatos CD, CD-R, CR-RW e DVD vídeo.
Para manobrar e estacionar facilmente, sem qualquer esforço, o sistema de navegação está ligado a uma câmara de visão traseira a cores, associada aos sensores de estacionamento.

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