ENSAIO: Hyundai ix35 2.0 CRDi/184 cv
Depois das impressões tidas durante um primeiro e breve contacto que aconteceu por alturas do início da sua comercialização em Portugal (VER AQUI), este é o resultado de um ensaio mais prolongado a mais um SUV com excelentes qualidades para baralhar as contas de um segmento por enquanto dominado pelo Nissan Qashqai.
Para quem procura diferença às linhas habituais que circulam nas estradas portuguesas, não restam dúvidas de que este modelo é uma excelente opção. Ainda por cima, provém de uma marca que recentemente foi considerada a melhor no índice de satisfação, em inquérito feito a condutores da Alemanha e do Reino Unido quanto à fiabilidade dos seus automóveis.
Preço e procura
Até à chegada do modelo dotado de um mais competitivo (em termos de preço) motor 1.7 (à partida com os mesmos níveis de equipamento salvo uma ou outra alteração pontual justificada pelo preço), as vendas deste modelo em Portugal têm sido feitas sobretudo com a versão de 184 cv do motor de dois litros. Embora com um preço acima dos 34 mil euros (cerca de 2 mil a mais face à versão de 136 cv, em grande medida justificado pelo acréscimo de equipamento), o ix35 tem conhecido grande procura em Portugal, ao ponto de existir uma lista de espera de alguns meses!
Potência vs comportamento
Em relação a esta versão mais potente, apenas me desapontou a falta de confiança que a suspensão oferece em percursos mais exigentes. Sem nunca afectar a segurança, a circunstância de ser demasiado macia e claramente orientada para o conforto dos ocupantes, facilita o adorno da carroçaria em curva, sensação que a altura da posição de condução acentua ainda mais.
Até por causa da diminuta altura em relação ao solo (17 cm), o ix35 não é um "todo o terreno". Esta versão não possui sequer tracção total (o que faria ser considerada "classe 2" nas portagens), nem redutoras, nem qualquer outra ajuda à condução fora de estrada. Apesar disso, a estrutura parece oferecer alguma confiança na transposição de pequenos obstáculos.
Convém, no entanto, não ser demasiado ousado. Mesmo as variantes com tracção total são mais indicadas para percursos escorregadios com gelo ou neve, por exemplo, do que para andar "aos saltos" numa qualquer planície alentejana.
Qualidade global
O interior é convidativo e prossegue o acréscimo de qualidade a que a marca coreana nos tem habituado nas suas criações mais recentes, com destaque para a funcionalidade dos comandos e visibilidade dos instrumentos.
A típica posição de condução oferece boa visibilidade e é sempre útil a presença de sensores para ajudar no estacionamento. Confortável, os bancos dianteiros oferecem bom apoio e não faltam os pequenos espaços para depositar pequenos objectos.
Apostando numa boa mala (600 l.) e numa excelente habitabilidade do banco traseiro, satisfazendo plenamente necessidades mais familiares, esta versão mais potente do ix35 não se inibe perante uma condução mais despachada e dinâmica. A franca disponibilidade deste motor não regateia esforços quando se exige mais dele em estrada aberta, bem coadjuvado por uma caixa de velocidades que apresenta uma sexta claramente vocacionada para o controlo dos consumos.
A média do ensaio rondou os oito litros, o que não é nada mau atendendo ao peso e volumetria do conjunto. O painel de instrumentos contém um indicador da mudança mais correcta para a velocidade a que se transita.
PREÇO, desde 34300 euros MOTOR, 1995 cc, 16 V, 184 cv às 4000 rpm, 383 Nm das 1800 às 2500 rpm, common-rail, turbo de geometria variável de comando electrónico (E-VGT) e intercooler CONSUMOS, 7,1/5,1/5,9 l (cidade/estrada/misto) EMISSÕES CO2, 154 g/km
O Hyundai ix35 mede 4,41 metros de comprimento por 1,83 m de largura. A altura varia 1,66 e 1,7 metros, consoante o tipo de tracção. É sobretudo mais comprido e mais baixo do que o antecessor, o Hyundai Tucson. Ganhou alguma habitabilidade embora este dado não seja muito expressivo.
Os ângulos de ataque, saída e ventral são respectivamente 24,2º, 26,9º e 17º. O raio de viragem é de 5,3 metros.
LER AINDA A ESTE PROPÓSITO A SEGUINTE NOTÍCIA:
Estava a pensar adquirir um destes com o motor 1.7 a gasóleo mas disseram-me que iria ter que esperar muito tempo
ResponderEliminarO importador nacional confirmou a disponibilidade de viaturas para entrega. Ocorreram atrasos na fase de lançamento mas em relação à versão 2.0 CRDi, devido à grande procura internacional. Tal não aconteceu em relação à versão 1.7 CRDi uma vez que é comercializada em menos mercados, Portugal incluído, onde a cilindrada tem impacto sobre o preço final do automóvel.
ResponderEliminarEU SOU APAXONADO PELA MARCA HYUNDAI IX35 EU ESPEREI MUITO TEMPO PARA ADERIR E AGORA QUE XTOU QUASE LÁ TIRANDO DEUS NINGUEM VAI ME PARA. AQUILO É O MAXIMO TEM CONFORTO LUXO E MUITO MAIS
ResponderEliminar